Quando falamos “Praia de Pipa”, dá impressão que você irá encontrar apenas uma praia por lá, mas não é isso! Ao redor de Pipa estão várias praias, como por exemplo: Praia do Amor, Praia Baía dos Golfinhos, Praia do Madeiro, Praia das Minas, uma mais linda que a outra.
Pipa é um distrito que pertence ao município de Tibau do Sul, a 80 Km de Natal/RN, um vilarejo charmoso, com muitas opções de hospedagem, gastronomia e praias lindas que podem ser aproveitadas por turistas de todas as idades.
E antes de começar a falar sobre o que fazer na Praia de Pipa, a minha dica: reserve pelo menos 2 noites para se hospedar por lá, porque a sua experiência de viagem será totalmente diferente do que passar apenas o dia. A noite costuma ser agitada na vila de Pipa, com muitas opções de bares, restaurantes e boates.
A Praia de Pipa é um destino pra você relaxar e descansar ou então aproveitar para fazer várias atividades de aventura, como passeios de lancha, barco, quadriciclo, jeep 4×4, buggy, sup, caiaque, surf e até saltar de parapente do alto de uma falésia!
Praia do Madeiro
Essa praia não pode ficar de fora do seu roteiro! Além das barracas de praia bem estruturadas com guarda-sóis, cadeiras e espreguiçadeiras, você tem grandes chances ver os golfinhos na parte da manhã.
Com ondas calmas, essa praia é excelente para esportes, como surf, caiaque, kitesurf, windsurf, stand up paddle, futebol de areia e frescobol. Lá você encontra até escola de surf, que além de dar aulas para iniciantes de todas as idades, ainda oferece aluguel de pranchas e passeio de caiaque para ver os golfinhos!
Importante dizer que se você estiver hospedado na vila da Praia de Pipa, o acesso até a Praia do Madeiro pode ser feito através de vans, taxis ou durante os passeios de buggy ou quadricilo.
Então, se você tiver muita disposição, dá pra ir caminhando pela praia, mas não recomendo porque além de ser bem distante, se a maré subir você não conseguirá voltar.
Pra quem estiver com carro alugado, o acesso à Praia do Madeiro é feito facilmente pela rodovia RN-003, onde você deverá estacionar no alto das falésias e descer uma longa escadaria pra chegar na praia.
Praia do Centro
É nessa praia que fica a vila e também é onde chegam os ônibus e vans lotados de turistas que vão até Pipa fazer passeio bate-volta a partir de Natal ou João Pessoa, sendo esse o motivo dessa praia ter a maior quantidade de barracas e restaurantes para atender a grande demanda de visitantes.
Importante saber: quando a maré está baixa, formam-se piscinas naturais ideais para famílias com crianças, mas quando a maré sobe, a faixa de areia desaparece e as barracas recolhem as mesas e cadeiras que ficam sobre a areia.
Por ser a praia mais próxima à vila, há grande aglomeração de pessoas, então, se isso não for problema pra você, está tudo bem.
Praia do Amor
Todo mundo que vai à Praia de Pipa, sobe a falésia do Chapadão onde fica o mirante pra tirar uma foto panorâmica da Praia do Amor, o acesso até o mirante pode ser feito caminhando por 20 minutos a partir da vila de Pipa, ou então subir com o trenzinho. A vista da Praia do Amor do alto da falésia é impressionante e rende lindas fotos.
A Praia do Amor é linda, calma, tranquila, semi-deserta, tem diversas barracas e fica bem ao lado da Praia do Centro, próxima da vila de Pipa. Para acessar essa praia você tem que descer uma escadaria íngreme construída na beira da falésia, o que pode ser uma limitação pra quem tem dificuldades de locomoção.
Baía dos Golfinhos
A única forma de chegar na Baía dos Golfinhos, é através de passeios de barco ou caminhando a partir da Praia do Centro da vila de Pipa. Se quiser ir caminhando, é importante consultar a tábua de marés para saber qual horário você poderá ir e voltar sem que a maré suba e te deixe “ilhado”.
É muito comum ver vários golfinhos pulando e você pode avistá-los da areia da praia, uma oportunidade incrível de contemplar esses animais em seu habitat natural.
Importante saber que você terá que descer uma escadaria enorme para acessar a praia da Baía dos Golfinhos, mas o esforço vale super a pena, principalmente se você estiver viajando com crianças.
Por ter o acesso mais limitado, a Baía dos Golfinhos acaba sendo uma praia mais tranquila com poucos turistas e sem vendedores ambulantes. E o principal atrativo com certeza é ver os golfinhos de perto!
Santuário Ecológico da Praia de Pipa
Visitar o Santuário Ecológico de Pipa, é um passeio diferente e uma experiência que pode ser feita por adultos e crianças! São 16 opções de trilhas curtas que você pode fazer sozinho, pagando ingresso que custa R$ 15,00 por pessoa.
As trilhas são bem sinalizadas, tem ótima estrutura com banheiros, água potável e são indicadas para todas as idades.
Ao entrar no Santuário Ecológico, você recebe um mapa com várias opções de trilhas e mirantes que podem ser visitados, como por exemplo, o Mirante dos Golfinhos e o Mirante das Tartarugas.
Recomendo que você faça a trilha logo pela manhã, porque assim você fica com o restante do dia livre para curtir a praia.
Em menos de 2 horas você conseguirá percorrer as trilhas em meio à vegetação nativa, fazendo paradas em vários mirantes com vista para o mar e paisagens incríveis. E ainda há uma escadaria com acesso à Praia do Madeiro.
Praia das Minas
Saindo da vila da Praia de Pipa, é possível caminhar até essa praia passando pela areia da Praia do Amor. Por causa da desova de tartarugas é proibido ter barracas na areia, fazendo com que a praia seja pouco frequentada e muito sossegada.
A Praia das Minas tem mar bravo e não é indicada para banho, mas você pode aproveitar para fazer longas caminhadas e aproveitar o silêncio, já que essa é a praia mais deserta de Pipa.
Por ser uma praia sem estrutura turística e de mar bravo, recomendo que você visite a Praia das Minas fazendo um passeio de buggy ou quadriciclo.
Barra do Cunhaú
Mesmo não sendo uma praia coladinha com a vila de Pipa, eu recomendo que você faça um passeio até a Barra do Cunhaú, que está a 12 Km de distância da vila.
Se você estiver com carro alugado, é fácil se deslocar da Praia de Pipa até a Barra do Cunhaú pela rodovia, mas terá que atravessar o carro em um pequeno trecho de balsa, ou então, você poderá ir até lá de barco, buggy, Jeep 4×4 ou quadriciclo que tem saídas da vila de Pipa todos os dias.
A Barra do Cunhaú se destaca pelos bancos de areia que separam o rio do mar, formando paisangens lindíssimas! É o passeio perfeito para quem está viajando com crianças e busca tranquilidade para tomar um gostoso banho de rio ou de mar.
É um lugar pra você deixar o stress e a rotina de lado e se conectar com a natureza.
PASSEIO DE LANCHA para ver os golfinhos!
Com saídas todos os dias da praia do centro da vila da Praia de Pipa, esse passeio de lancha tem duração de 1 hora, vai até a Baía dos Golfinhos e Praia do Madeiro com parada para banho.
Para a alegria das crianças (e dos adultos também), costuma-se ver de pertinho os golfinhos pulando durante o passeio de lancha! Esse passeio custa em torno de 60 reais por pessoa. E se você estiver viajando em um grupo de amigos ou família, há opção de fazer passeios privados de lancha.
Gostou das dicas sobre o que fazer na Praia de Pipa?
A Destino Viagens Londrina oferece consultoria especializada pra você passar suas férias na Praia de Pipa e ainda conhecer outros destinos na mesma viagem. Fale com a gente agora mesmo clicando aqui!
Os profissionais Rita Lopes e Edgard Júnior estão a disposição para tornar o seu sonho de viagem em realidade
A Agência DESTINO VIAGENS fica no Complexo Empresarial Palhano Square Garden
Av. Ayrton Senna da Silva, 1055 – Loja 24 – Térreo 1
Gleba Palhano – Londrina/PR
Sugestão de roteiros que combinam com Praia de Pipa:
- Natal, Praia de Pipa
- Praia de Pipa, Natal e Fernando de Noronha
- Natal, Praia de Pipa e João Pessoa
- Porto de Galinhas, João Pessoa e Praia de Pipa
- Recife, João Pessoa, Praia de Pipa e Natal
- Fortaleza, Natal e Praia de Pipa
- São Miguel do Gostoso, Natal e Praia de Pipa